segunda-feira, 28 de abril de 2014

Continuação perguntas modulo 5

                                                                           Medidas agroambientais

São medidas que se destinam a apoiar o desenvolvimento sustentável das zonas rurais, indo além dos requisitos impostos pelas Condicionalidades. São assim concedidos apoios aos agricultores que superem as boas práticas agrícolas e ambientais, adotando formas de exploração dos terrenos agrícolas que respeitem a proteção do ambiente, da paisagem rural, dos recursos naturais, dos solos e da diversidade genética.

A produção integrada, a Agricultura Biológica, a gestão florestal sustentável, a conservação de raças autóctones ameaçadas de extinção, a conservação da paisagem rural e a conservação da paisagem e biodiversidade em Rede Natura 2000 são alguns exemplos de Medidas Agroambientais.



Aplicação de Compromissos Agroambientais

Disseminação de boas práticas para a biodiversidade na aplicação de compromissos agroambientais

Através do debate e a partilha de experiências entre os diversos intervenientes, pretende-se contribuir para produzir e divulgar conhecimentos sobre boas práticas em medidas agroambientais que fomentam a biodiversidade, assim como obter respostas sobre a adesão aos compromissos agroambientais.


Objetivos
O objetivo geral desta iniciativa é contribuir para produzir e divulgar conhecimentos sobre boas práticas em medidas agroambientais que fomentam a biodiversidade.

Atividade: Esta iniciativa terá três atividades distintas: 

1ª fase: Realização de 5 workshops participativos, dirigidos aos agricultores, para disseminação de boas práticas e compreensão de constrangimentos nos compromissos agroambientais;
Através dos resultados obtidos nos workshops será elaborada uma brochura de apoio ao agricultor.

2ª fase: Realização de um inquérito piloto para melhorar o conhecimento sobre os mecanismos de decisão dos agricultores na adesão a medidas agroambientais. Com este inquérito será possível obter mais conhecimento sobre quais os fatores condicionantes ou potenciadores da adesão a compromissos agroambientais. Esta atividade é da responsabilidade da LPN.

3ª fase: Realização de um Seminário para divulgação dos resultados obtidos.



Programa AGRIS



A estratégia de desenvolvimento agrícola e rural a prosseguir no período 2000 a 2006 tem como objetivo geral central incentivar uma sólida aliança entre a agricultura, enquanto atividade produtiva moderna e competitiva, e o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais nas vertentes ambiental, económica e social. O P.O. Agricultura e Desenvolvimento Rural, designado Programa Agro, assume naturalmente o objetivo geral da estratégia e integra dois eixos prioritários, a que correspondem os seguintes objetivos:



Melhorar a competitividade agro-florestal e a sustentabilidade rural;
  • Reforçar o potencial humano e os serviços à agricultura e zonas rurais
Objetivo geral da estratégia será prosseguido através de um conjunto de objetivos específicos, onde se destaca na esfera de interesse da ADRIL a "Valorização do Ambiente e Património Rural" (ação 7):
  • Preservar e valorizar a identidade dos pequenos aglomerados rurais, melhorar a sua atratividade e potenciar o seu desenvolvimento económico e social;
  • Melhorar a qualidade de vida e de bem-estar da população rural;
  • Aproveitamento dos recursos naturais e da paisagem para fins económicos, sociais e de lazer;
  • Requalificação ambiental em áreas de interface com as explorações agrícolas e as agroindústrias num quadro de intervenções de carácter coletivo.



0 comentários:

Enviar um comentário